• put your amazing slogan here!

    A Descoberta da pedra de Roseta - ANTIGO EGITO


    A Descoberta da pedra de Roseta - ANTIGO EGITO

    Durante uma expedição de Napoleão, que se fazia acompanhar por 167 investigadores e cientistas, expedição esta cujo objetivo era documentar o Egito e não só, nomeadamente como também documentar monumentos do Passado. No Regresso desta expedição, a Comissão das Ciências e das Artes que era dirigida por Dominique Vivant Denon, realizou uma obra monumental, "Description de l´ Égypte", que era formada por 9 volumes de texto e treze de figuras.

    Em 1799, em mais uma das expedições de Napoleão, foi encontrada na localidade de Rashid que se situava em Roseta, a tão famosa pedra que tinha nela gravada um decreto de Ptolomeu V. O Bloco de Pedra contém glifos cunhados separados em três partes diferentes. Cada uma dessas partes tem um tipo de escrita diferente das outras duas. Só mais tarde se constatou que os três tipos de escrita presentes na pedra eram hieróglifos, Demócito Egípcio e Grego. Conta-se que a pedra foi encontrada pelo exército de Napoleão, que ali permaneceram devido á Batalha de Abukir.

    Mais tarde, o francês Pierre François Bouchard, que sabia perfeitamente o Grego Antigo, reconheceu que a pedra era um dado muito importante e então entregou-a ao general Menou. Todos os investigadores que faziam parte da Comissão das Ciências e Artes estavam em extase devido ao descobrimento e então no dia 15 de Setembro de 1799 enviaram para Paris um relatório que continha várias cópias da Pedra, com o intuito de serem analisadas e estudadas. Passado algum tempo, dois anos depois, chegaram ao Egito Forças Inglesas que tinham poder o suficiente para derrotar o exército de Napoleão e ele próprio.

    Os generais britânicos conheciam a existência da Pedra Roseta, sabiam que os franceses a tinham, e juraram fazer tudo para a ter. Para proteger e evitar que a pedra fosse levada pelos ingleses, o General Menou escondeu-a em sua casa mas todos esses esforços foram em vão. O General inglês Turner mal chegou á cidade de Alexandria obrigou o general a entregar-lhe a pedra.

    Todas as suas inscrições datavam um decreto instituído em 196 A.C, isto sob o reinado de Ptolemeu V Epifânio, escrito em Egípcio Tardio e Grego. Toda a parte da lingua Egípcia foi escrita em duas versões, que eram hieróglifos e demótico, sendo que esta última referida era uma variante cursiva da escrita hieroglífica.

    0 comentários:

    Postar um comentário

     

    Blogger news

    About

    Blogroll