• put your amazing slogan here!

    Museu Egípcio de Antiguidades no Cairo Egito


     Museu Egípcio de Antiguidades no Cairo Egito

    O Museu Egípcio de Antiguidades, no Cairo. O prédio, localizado na praça Tahrir, foi inaugurado em 1902. Possui 107 salas que expõem preciosidades históricas do país, como os tesouros de Tutankhamon, múmias de faraós, antigas estátuas e jóias.
    O Museu Egípcio de Antiguidades do Cairo contém muitas peças importantes da história do Egito antigo. Abriga a maior coleção de antiguidades faraônicas do mundo, com mais de 120 mil peças.
    O Museu Egípcio foi criado pelo governo do país em 1835. O prédio que sedia a instituição localiza-se no Cairo, tem dois pisos principais e foi construído em 1900, no estilo neoclássico, pelo arquiteto francês Marcel Dourgnon. Mesmo assim, vários dos artefatos encontrados no Egito estão espalhados nos museus do mundo, entre eles o Museu Britânico, de Londres, que possui a pedra de Roseta, peça fundamental que permitiu decifrar o alfabeto hieroglífico, e uma quantidade impressionante de sarcófagos. O Louvre, em Paris, o Metropolitan Museum of Art, em Nova York, e o Museu Egípcio, em Berlim, têm coleções muito importantes.

    Mas o museu do Cairo tem um andar inteiro dedicado às riquezas guardadas no túmulo de Tutankhamon, cujo reinado durou apenas dez anos (1333-1323 a.C.), mas que se tornou uma celebridade postumamente, quando, em 1922, o arqueólogo norte-americano Howard Carter descobriu sua tumba no Vale dos Reis,em Luxor, absolutamente intacta. Infelizmente durante a Revolução Egípcia de 2011, o museu foi arrombado, e duas múmias foram destruídas e vários artefatos também foram danificados, uma perda lastimável para o mundo.
    Existem dois pisos principais do museu, o térreo e o primeiro andar. No piso térreo há uma extensa coleção de papiros e moedas utilizadas no mundo antigo. Os inúmeros pedaços de papiro são geralmente pequenos fragmentos, devido à sua deterioração ao longo dos últimos dois milênios. Vários idiomas são encontrados nestas peças, incluindo grego, latim, árabe e da língua escrita egípcia antiga de hieróglifos.

    As moedas encontradas neste andar são feitas de diversos metais, incluindo ouro, prata e bronze. As moedas não são apenas egípcias, mas também grega, romana e islâmica. Isso ajudou os historiadores na pesquisa da história do comércio do Antigo Egito. Também no piso térreo estão artefatos do Reino Novo, o período entre 1550 e 1069 aC. Esses artefatos são geralmente maiores que os itens criados nos séculos anteriores. Esses itens incluem estátuas, quadros e caixões (sarcófagos).

    No primeiro andar existem artefatos das duas últimas dinastias do Antigo Egito, incluindo itens das tumbas dos faraós Tutmósis III, Tutmósis IV, Amenófis II, Hatshepsut, e o cortesão Maiherpri, assim como muitos artefatos do Vale do Reis.
    Ao contrário de muitos túmulos descobertos no Egito, o do rei Tutankhamonfoi encontrado praticamente intacto. Dentro da tumba, encontrou-se uma grande coleção de artefatos usados ao longo da vida do rei. Esses artefatos variam de um baú decorado, que foi provavelmente usado como um armário ou mala, duas pulseiras de marfim e ouro, colares e jóias decorativas, vasos de alabastro e frascos, além da múmia do Rei e sua máscara mortuária - incrivelmente preservada - seus diversos sarcófagos, que eram encaixados uns dentro dos outros e, em seguida, eram colocados em amplas caixas, também de diversos tamanhos, cobertos de ouro. O túmulo foi também o lar de muitas armas e instrumentos utilizados pelo rei, totalizando mais de 3.500 artefatos encontrados.

    0 comentários:

    Postar um comentário

     

    Blogger news

    About

    Blogroll