• put your amazing slogan here!

    Pré-dinástica e proto-dinástico Primórdios - Egito


    Pré-dinástica e proto-dinástico Primórdios - Egito
    Em tempos recuados o Egito foi uma savana. Quando se inicia o Neolítico, por volta de 6000 a.C., o território já tinha adquirido as características áridas que o caracterizam atualmente. As principais culturais do Neolítico no Egito estão documentadas no Faium e em El-Omari (norte) e em Tasa e Mostagueda (sul).

    O período pré-dinástico (período anterior às dinastias históricas) vê nascer no Alto Egito três culturas: a badariense, a amratiense e gerzeense. Esta última civilização acabará por se estender a todo o Egito. Nesta época produzem-se instrumentos de cobre e pedra, assim como uma cerâmica vermelha decorada com motivos geométricos e animais estilizados.

    Teria sido Narmer, um rei do Alto Egito, quem unificou as duas regiões por volta de 3100 a.C. Uma placa de xisto, conhecida como a Paleta de Narmer, comemora este evento. Um dos lados desta placa mostra Narmer usando a coroa do Alto Egito (a coroa branca), enquanto que o outro lado mostra-o com a coroa do Baixo Egito (a coroa vermelha) num cortejo triunfal. Narmer é identificado por alguns egiptólogos com Menés, nome pelo qual é designado o primeiro rei do Egito na lista de Maneton.

    0 comentários:

    Postar um comentário

     

    Blogger news

    About

    Blogroll