• put your amazing slogan here!

    Os Deuses do Antigo Egito - Nomes e Informações Sobre os Deuses


    Saiba tudo sobre os Deuses do Antigo Egito, conheça os vários deuses do antigo egito, os nomes dos deuses e muito mais confira!Deuses Os egípcios eram politeístas, ou seja acreditavam em varios deuses, conheça alguns deles:

                                                        
        Rá: O principal deus egípcio, representava o sol, foi ele o responsavel pela  criação do mundo, era representado como uma ave de rapina até como um escaravelho.Os egípcios acreditavam que o faraó era a reencarnação de Rá.

    Osíris: Descendente direto de Rá, é o filho mais velho do casal Geb e Nut, ele reinou sobre o Egito como o primeiro faraó, até ser assasinado por seu irmão Set que o esquartejou em 14 pedaços. Quando Osíris morreu virou o deus supremo e o juís do mundo dos mortos.

    Ísis: A deusa do amor e da mágia, mãe do Egito, era esposa-irmã de Osíris.
    É uma deusa bem popular, cuja a adoração se estendeu por todas as partes do mundo
    greco-romano. Ísis contribuiu para a ressurreição de Osíris quando ele foi assassinado
    por Set, juntou os 14 pedaços dele e consigui que ele a fertilizar-se, com isso ficou grávida de Hórus. O Rio Nilo nasceu de suas lágrimas quando Osíris morreu.

    Set: O deus do caos, foi ele quem matou Osíris, pois tinha inveja dele. Perdeu o trono do Egito para seu sobrinho Hórus. Era responsavel pelas guerras e pela escuridão, Tema cabeça de porco-formigueiro, animal raro da África.

        Nephthys: Era irmã-esposa de Set e Osíris. Após a morte de Osíris se separou de Set e juntou-se a irmã Ísis em luto. É associada ao culto dos mortos e representada ás vezes como uma mulher ao lado de um sarcófagos.

        Hórus: Filho de Osíris e Ísis, representado com a cabeça de um falcão é o protetor dos faraós e das famílias, quando seu pai morreu lutou com seu tio Set para conseguir o trono do Egito, chegou a perder um olho em uma de suas batalhas, até que Osíris interferiu na guerra e todos os deuses aclamaram Hórus como lider supremo.

        Hathor: A deusa com cabeça de vaca, era esposa de Hórus, guardiã das mulheres (principalmente gravidas) e defensora dos amantes. No Egito a vaca era considerada um animal gentil, por causa disso essa deusa era representada com a cabeça de uma vaca.

        Anúbis: O deus com cabeça de chacal era filho de Osíris e Nephthys. Ele quem criou a primeira múmia ao preparar o corpo do pai assassinado. Na época, Anúbis era o deus dos mortos mais importante, porém foi substituído durante o Inpério Médio por Osíris.

        Thoth: Ninguém sabe ao certo sua origem alguns acham que é filho de Rá outros de Set, com cabeça de uma ave a íbis é o deus da inteligência, da cura e da Lua, trouxe os hieróglifos ao Egito.

         Bastet: É a deusa da sexualidade e do parto. Após o ano 1000 a. C., sua imagem ganhou a cabeça de um gato que para os egípcios traz boa sorte. É uma filha de Rá.

         Sekhmeth: Deusa representada com a cabeça de uma leoa é filha de Rá, foi enviada para punir os humanos que passaram a adorar um deus em forma de serpente.

    0 comentários:

    Postar um comentário

     

    Blogger news

    About

    Blogroll